O que é python? Aprenda Python com Exemplos de Código Guia para Iniciantes

Posted on

Uma das principais desvantagens é a baixa velocidade de execução em comparação a outras linguagens. O Python, hoje, é umas das principais linguagens de desenvolvimento do mercado. Como vimos neste artigo, com o Python podemos desenvolver desde aplicações web até inteligências artificiais, o que a torna uma excelente opção de linguagem para aprender e trabalhar. Python é uma linguagem de programação que evoluiu ao longo dos anos, passando por várias versões principais, cada uma trazendo aprimoramentos e novos recursos. Atualmente, as duas versões mais populares são o Python 2 e o Python 3, com o Python 3 sendo a versão recomendada para uso.

O que é Python?

Ambas têm suas características distintas e são adequadas para diferentes tipos de projetos e necessidades. Nesta seção introdutória, discutiremos as principais diferenças entre Python e Java, apresentando os benefícios e desafios de cada uma dessas linguagens de programação. Como o Python é uma linguagem de programação de código aberto, é possível que diferentes desenvolvedores ao redor do mundo sugiram melhorias, atualizações e mudanças. Porém, para essas versões mais antigas, apenas são aceitas correções de segurança. Profissionais de várias áreas começaram a utilizar progressivamente a linguagem quando perceberam que ela possibilita a criação desde scripts muito simples até sistemas extremamente poderosos.

Comunidade engajada

Este curso foi feito para iniciantes que estão começando do zero e querem não apenas dominar o básico sobre a linguagem, mas também ter contato com todas as principais áreas de aplicação com Python. Até aqui falamos bastante sobre a linguagem, mas ainda não apresentamos nenhum código. Para você ter uma ideia de como a linguagem funciona, observe esses exemplos abaixo.

Em 2000, o time de desenvolvimento da linguagem se mudou para a BeOpen a fim de formar o time PythonLabs. A CNRI pediu que a versão 1.6 fosse lançada para marcar o fim de desenvolvimento da linguagem naquele local. O único lançamento na BeOpen foi o Python 2.0, e após o lançamento o grupo de desenvolvedores da PythonLabs agrupou-se na Digital Creations. A comunidade Python é bastante integrada, o que é um ponto positivo para quem precisa de algum tipo de ajuda em relação à linguagem de programação.

Grandes empresas utilizam Python

O Python se tornou uma das linguagens de programação mais populares do mundo nos últimos anos. Este tutorial introduz informalmente o leitor aos conceitos básicos e aos recursos da linguagem e do sistema Python. É mais fácil se você possuir um interpretador Python para uma experiência prática, mas os exemplos https://nahoradanoticia.com.br/tecnologia/bootcamp-para-desenvolvimento-web-sua-chance-de-alavancar-a-carreira/ são autossuficientes e, portanto, o tutorial pode apenas ser lido off-line também. O Red Hat Linux usa Python para instalação, configuração e gerenciamento de pacotes. Diferente de comentários, a cadeias de caracteres usadas como documentação são objetos Python e fazem parte do código interpretado.

  • Também pode ser utilizado em aplicações para games, desktops e dispositivos móveis.
  • Guido pretendia que Python fosse uma segunda linguagem para programadores C ou C++ e não uma linguagem principal para programadores – o que mais tarde se tornou para os usuários de Python.
  • Além disso, a linguagem oferece uma vasta biblioteca padrão, que fornece uma ampla gama de funcionalidades prontas para uso, reduzindo a necessidade de escrever código do zero.
  • Assim, o mercado para programadores(as) Python está cheio de boas oportunidades.
  • De toda forma, é imprescindível buscar a teoria para compreender a prática.

Com isso, o software do Python pode ser utilizado em um pen drive, facilitando o trabalho do programador. Já que conta com o ideal de popularizar e simplificar a programação, nada mais justo do que Python ser multiplataforma. Isto é, a linguagem tem versão que roda em diversos sistemas operacionais, entre eles Windows, Linux e macOS. A combinação destes três tipos de linguagem é fundamental para a internet que temos hoje, afinal, chegamos ao ponto em que precisamos contar com estrutura, aparência e funcionalidade. Quanto mais o programador souber de cada um desses códigos, melhor será o resultado final. A inteligência artificial é a capacidade da “máquina” de realizar atividades simulando a mente humana, conseguindo aprender à medida que vai trabalhando.

Onde encontrar Tutorial de Python ?

Utilizado para diversas finalidades como desenvolvimento de sites, análise e visualização de dados, o Python é um daqueles assuntos que está em alta no mercado de tecnologia e que vale a pena ficar por dentro. Com certeza, aprender Python pode ser uma excelente decisão, pois ela curso de cientista de dados é uma linguagem de programação versátil e amplamente utilizada que oferece inúmeras vantagens. Orientação a Objetos e FuncionalSuporta programação orientada a objetos e funcional, permitindo que os desenvolvedores escolham o paradigma que melhor se adapte aos seus projetos.

Os programadores podem economizar muito tempo utilizando esses recursos em vez de escrever e reescrever sequências de código utilizadas com frequência. Um outro ponto forte da linguagem é sua capacidade de interoperar com várias outras linguagens, principalmente código nativo. A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros. Python é uma linguagem de programação de alto nível,[5] interpretada de script, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte.